Encontrar o Tesouro Além da Aparência

A semana começa um pouco diferente pra mim. Principalmente porque sábado fui convidado a ajudar em uma formação que acontece no meu grupo de Oração onde se falou sobre o amor de Deus. Fiquei muito feliz e ao final da reunião, até comentei com a Gui e com a Yasmim que esta formação havia sido a melhor que já pude participar. Acho que é até mesmo porque mais aprendi do que ensinei. Mas, algo que me chamou muito à atenção foi quando a Yasmim comparou o Amor de Deus com o tesouro escondido no campo, que o Senhor nos fala no Evangelho de Mateus 16: 44-46. Fiquei inquieto com essa Palavra, a todo momento lembrava dela. Passou o sábado, o domingo, a Missa... Até que fui à missa hoje, segunda, e quando iniciou-se a Proclamação do Evangelho o padre começa a ler justamente a passagem em questão. Fiquei admirado com a insistência do Senhor em me lembrar a parábola. O padre começou a homilia e junto com ele, já também comecei minha reflexão, baseando no que ele falava. Trazia tudo o que ele comentava para meu contexto de vida e vi que esta passagem diz muito a respeito de quem quer seguir Jesus. O Senhor nos fala de um homem que acha um tesouro em um campo, logo ele esconde, volta pra sua casa e vende tudo o que tem para comprar o campo e ficar com o tesouro. O tesouro que o Senhor nos fala é o Reino de Deus, o Amor de Deus, a Felicidade. A tal Felicidade que quando experimentamos um pouco, voltamos para nossa casa e deixamos tudo para trás, para vivê-la em plenitude.
Lembro que enquanto o sacerdote fazia a homilia eu ia imaginando um campo aparentemente muito ruim, muito longe de serem aqueles jardins lindos, grama verdinha, com flores e árvores frondosas. Não. Imaginei um campo horrível, muito seco, algo aparentemente infértil.
Mas no momento não compreendi por que aquela imagem vinha à minha mente. Um pouco mais de reflexão, fui discernindo que a nossa busca pela verdadeira Felicidade é assim.
A busca não pode ficar na superficialidade da aparência.
Fico imaginando que muitos zombaram deste homem quando ele quis comprar o campo pensando que ele quisesse plantar algo. Quantos disseram: “Ih! Isso daí que você está querendo num leva a nada não. É algo que não lhe dá futuro!”.
E hoje, olhando para nossa vida, de pessoas que buscam a felicidade, quantos já não te disseram o mesmo?
Talvez por que o que você faz hoje não lhe traz glória diante dos homens. Talvez isso que você faz por Deus não lhe rende dinheiro, nem sucesso, nem status social. Talvez esta busca pela castidade, pelo caminho reto, pela Verdade não lhe traz os prazeres passageiros que o homem moderno busca.
Realmente hoje o caminho pelo qual caminhamos pode não parecer, perante aos valores ditados pela sociedade atual, o melhor a ser seguido. Porém, temos que saber que não caminhamos neste caminho aparentemente ruim, por pura e simples vontade de apreciar a paisagem, mas caminhamos com a vontade de chegar à uma meta, mesmo que este caminho seja, para a visão mundana, algo horrível.
Diante disto, vejo que neste campo do qual eu quero deixar tudo e comprar, não busco o seu estado exterior ou sua capacidade de fertilização daquilo que plantarei, mas aquilo que nele já se encontra, o tesouro. Talvez neste campo o meu próprio esforço seria em vão. Talvez minhas próprias forças seriam insuficientes para extrair alguma riqueza dele. Mas, neste caso não precisarei usar das minhas forças para tentar criar algo bom. O tesouro está neste campo, pronto para ser desenterrado, basta a minha vontade. Basta o desejo do meu coração e a minha disposição para largar tudo, comprar este campo e desfrutar do tesouro, da Felicidade que Deus escondeu para mim, para você, para nós.

Matheus Barbosa 

0 Comentarios:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Deixe sua opinião. Contribua!

Seguidores

 
^ Voltar ao Topo