Matrimônio, Sinal do Senhor na Família

Bem, como já combinamos, falaremos nos próximos dias, inspirados pelo término do mês vocacional, sobre Vocação. E para iniciarmos estas reflexões acerca das vocações específicas preferi por começar a escrever sobre a vocação Matrimonial. Visto que é a vocação que dá acesso às outras vocações. É justamente este o plano do Senhor para o Matrimônio: Chamar homens e mulheres capazes de formarem famílias e assim ser terra boa para se cultivar as vocações.
Muitos são os que desprezam a vocação Matrimonial como se ela fosse a menor entre as vocações específicas. Talvez seja pelo fato de haverem muito mais pessoas chamadas ao Matrimônio do que para o sacerdócio ou à vida religiosa. Mas, logicamente é errado pensar assim. Meu pároco, padre Carlinhos, disse: ”Deus não se doa em partes, mas está por inteiro em cada vocação”. Fiquei refletindo sobre esta frase e diante dela percebi, então, que todas as vocações são valorosas diante de Deus, pois todas elas são planos dEle para nossa vida.
Por isso, não desprezemos o Matrimônio. Vejo que bons padres saíram de boas famílias cristãs. Vários santos, como Santa Teresinha, tiveram pais santos. Cito os pais de Santa Teresinha mesmo sabendo que eles viveram em um tempo bem diferente do nosso. Um tempo em que a família não era tão atacada como nos dias de hoje. Mas, justamente por isto que uso-os como exemplo. Para que mais ainda a vocação matrimonial seja valorizada. Pois hoje é um desafio ainda maior ser membro de uma família cristã, uma família santa.
Vejo que não podemos encarar o Matrimônio como um simples evento, como se faz nos dias de hoje. Muitos noivos entram pela porta da Igreja sem nem mesmo saberem o que aquele “Sim” significa. Daí que saem os desvios das famílias modernas: quando o Matrimônio deixa de ser vocação e passa a ser uma formalidade social. Não podemos deixar que a família seja destruída, que o matrimonio seja banalizado. Temos que encará-lo como Plano de Deus e semente do Amor na família.
E para evitarmos tudo isto, só nos é necessário fazer uma coisa: Rezar para que os casais se encontrem com Deus e que entrem na Igreja com a intenção de não somente trocar alianças de metal, mas alianças de Amor, que une não somente o casal, mas a família e o Senhor.
Rezemos pela vocação do Matrimônio.
Rezemos pelas Famílias, celeiro de vocações.

Matheus Barbosa

0 Comentarios:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Deixe sua opinião. Contribua!

Seguidores

 
^ Voltar ao Topo