Vocação, o chamado do Senhor


Termina-se o mês vocacional, agosto. Este foi um tempo propício para intensificar as nossas orações para que o Senhor envie mais operários à messe (Ver Mateus 9, 38).
Mas, o que é vocação?
Geralmente quando ouvimos falar que fulano tem vocação pensamos logo que vai ser padre ou freira, mas não podemos limitar o sentido de vocação à estes dois termos.
Primeiramente, vocação deriva do latim vocatio, que quer dizer chamado.
Deus nos chama fundamentalmente à Santidade, por isso todos somos vocacionados. Somos convidados por Deus para viver na eternidade, sermos santos.
Mas para realizarmos com fidelidade este chamado fundamental, Deus nos chama de modo específico, para que cada pessoa busque a Santidade por meio de uma missão diferente.
Podemos observar três tipos de vocações específicas: Vocação Leiga, Religiosa e Sacerdotal.
Portanto, não se é vocacionado apenas o padre ou a freira, mas também o pai de família, o catequista, o solteiro, o celibatário, enfim todo ser humano.
Deus tem um projeto para nossas vidas, um projeto de felicidade, por isto ele nos chama e vem até nós para vivermos este projeto. Isto é o Chamado de Deus. Porém, como sabemos, a todo CHAMADO exige-se uma RESPOSTA e é onde entra a parte humana na vocação. Não se realizam os planos de Deus na nossa vida se não respondemos. Mas, todo o processo de resposta necessita primeiramente estar profundamente ligado à nossa liberdade e à nossa comunhão com Deus. Em outras palavras, não se escolhe uma vocação por que mamãe mandou ou porquê não tem mais o que fazer na vida, mas por que Deus chamou, e nós, de ouvidos bem atentos, escutamos.
Mas, para escutarmos necessitamos primeiramente silenciar-nos, deixar Deus falar nas nossas orações, na nossa vida.
Para muitos, dar esta resposta muitas vezes é doloroso pela falta de conhecimento da vocação ou pelo contexto da vida da pessoa, nestes casos é necessário que ela tenha alguém que partilhe, que a ajude. E quero tentar ajudar por meio deste blog, durante os próximos dias, estarei falando sobre os tipos de vocação, espero que todos acompanhem. Desde os que já sabem sua vocação até os que estão trilhando o caminho do discernimento vocacional.
Que então, Maria a Mãe das Vocações, nos ensine e interceda por nós.
Deus o abençoe!

Matheus Barbosa

0 Comentarios:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Deixe sua opinião. Contribua!

Seguidores

 
^ Voltar ao Topo