Dia de Finados e as Indulgências


Olá amigos.
Amanhã a Igreja celebra o Dia de Finados. Pena que muitos não vivem este dia como a Igreja propõe, sobretudo este ano, que a data proporcionou um “feriadão” pois caiu em uma terça feira. Poucos se importam para que serve este feriado, encaram como um dia de “pernas para o ar”. Mas, sei que os que entendem este feriado desta maneira é por que não foram devidamente instruídos na fé o suficiente para se viver corretamente este Dia.
Por isso, hoje, véspera de feriado queria dar uma ênfase à este dia. Vamos lá.

O que é o Dia de Finados?
É um dia especialmente dedicado à oração para aqueles que já deixaram esta vida. A Igreja propõe este dia para lembrarmos de todos aqueles que já faleceram, como forma de amor e vínculo de fraternidade. Neste dia, celebramos nossas saudades e memória daqueles que um dia fizeram parte de nossa vida terrena e hoje nos esperam na vida celeste. O Dia de Finados tem a finalidade de unir toda a Igreja terrena em oração para as almas que estão no purgatório se purificando para contemplar Deus face a face, ou seja, para nascerem para o céu.

Neste dia de Finados, como posso ajudar as almas a irem para o Céu?
A Igreja nos ensina certas práticas espirituais que ajudam na purificação das almas dos fiéis falecidos. Tais práticas nos concedem a Graça de receber as Indulgências Plenárias. As indulgências é o cancelamento das penas do purgatório que a alma sofre para sua purificação. Em outras datas do ano podemos receber estas indulgências para nosso próprio benefício, mas no Dia de Finados estes benefícios são restritamente às almas dos fiéis falecidos. O que torna a prática ainda mais nobre, pois é um ato de extrema caridade para com as almas.

Quais são estas práticas?
Na doutrina das indulgências a Igreja nos propõe em todos os casos:
- Confissão Sacramental (Pelo menos 20 dias antes ou após o dia)
- Comunhão Eucarística (No dia, ou em caso de extrema impossibilidade, 20 dias depois.)
- Orações pelo Papa (1 Pai Nosso, 1 Ave-Maria e outras orações espontâneas se assim quiser)

Mas, para cada dia do ano que a Igreja concede Indulgência Plenária deve-se fazer algo específico para a data. Por exemplo, neste dia de Finados além das 3 condições acima citadas também deve-se fazer:
- Visita ao cemitério
- Uma oração, mesmo que mental, pelos defuntos.

Bem, viu como é simples ajudar uma alma?
Claro, temos que realizar tais práticas com o ardente amor pelos irmãos, pelo ódio ao pecado e a vontade sincera de ajudar as almas, pois sem isso de nada vale.
Gostaria de falar mais sobre este assunto das indulgências, mas acho melhor parar por aqui e deixar para tratar o tema com mais profundidade em outro momento. Apenas queria falar para não passarmos o feriado “em branco”.
Também, vale lembrar que postei um PodCast na página de Áudios do nosso blog sobre as indulgências. É uma entrevista com o professor Felipe Aquino. É muito bom e é rapidinho, vale a pena ouvir.

Ah, já ia me esquecendo, amanhã é dia santo. Todos na Santa Missa, hein?

Matheus Barbosa

0 Comentarios:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Deixe sua opinião. Contribua!

Seguidores

 
^ Voltar ao Topo