O Amor – A doutrina da Igreja

“Compreendi que a Igreja tinha um corpo, composto de diferentes membros, não lhe faltava o membro mais nobre e mais necessário (o coração). Compreendia que a Igreja tinha um coração, e que este coração ARDIA DE AMOR. Compreendi que só o amor fazia os membros da Igreja agirem, que, se o Amor viesse a se apagar, os Apóstolos não anunciariam mais o Evangelho, os Mártires se recusariam a derramar seu sangue... Compreendi que o Amor encerrava todas as vocações, QUE O AMOR ERA TUDO, que ele abraçava todos os tempos e todos os lugares... Em uma palavra, que ele é eterno!"
(Santa Teresinha do Menino Jesus)



Com essas palavras, Santa Teresinha encontra uma explicação simples para a tão perfeita doutrina da Igreja Católica.
Em João 4, lemos que Deus é Amor. Portanto, nada mais certo do que a doutrina da Igreja fundada pelo próprio Filho de Deus ser exatamente o Amor.
Às vezes reflito na perfeição de Deus. Nós, seres humanos, passamos toda a nossa vida procurando continuamente por uma mesma coisa: o Amor perfeito. Essa é a prova do quanto somos atraídos por Deus. Inconscientemente, passamos a nossa vida na busca de Deus! E, como se já não se bastasse, o próprio Deus nos dá a Igreja como uma lanterna, que Ele mesmo usa para iluminar, dar sentido, fazer-nos entender nossa realidade longe das trevas.
A Igreja é guiada pelo Amor e para o Amor. Não fazemos nada, não renunciamos, não nos entregamos, não somos felizes senão no Amor! Toda existência da Igreja ao longo de tanto tempo é baseada no Amor. Tudo, absolutamente TUDO nela gira em torno do Amor. No parágrafo 25 do Catecismo da Igreja Católica, lemos: “Toda finalidade da doutrina e do ensinamento deve ser posta no AMOR QUE NÃO SE ACABA.” E este amor é Deus.
Portanto, busquemos a doutrina da Igreja! Ela é presente de Deus para nós. Concluo com outra frase de Santa Teresinha, proveniente da mesma reflexão do início:

“Enfim encontrei a minha vocação na Igreja: a minha vocação é o amor!”

Busquemos nossa vocação de Amor, busquemos a nossa felicidade em Deus!

Yasmim Piovezan

0 Comentarios:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Deixe sua opinião. Contribua!

Seguidores

 
^ Voltar ao Topo