Fraternidade e Segurança Pública

A campanha da fraternidade deste ano de 2009 nos convida a refletir e viver o tema da segurança publica. A nossa Igreja vem fazer o comunicado para todos sobre a importância de construirmos uma cultura de paz. Onde toda a nossa forma de olhar a realidade fosse mudada. O tema da segurança pública vai muito além das ações do governo e autoridades, pelo contrário, começa em nossos lares e relacionamentos próximos.
Hoje temos uma visão muito errada sobre a construção de uma cultura de paz. Pensamos que não temos nenhuma parte de culpa no que está acontecendo com a sociedade. Mas, esquecemos que muitas vezes não fazemos a nossa parte para que isso melhore, fazendo com que, cada vez mais, o sonho de uma paz plena, fique cada vez mais impossível de ser implantado.
E é por isso que a Igreja vem nos convidar a viver esse tema nesta quaresma de 2009. É como uma revisão sobre o que temos feito, pensado, falado e vivido durante nossa vida passada e a partir dessa revisão traçar novos rumos para uma vida melhor.
E essa reflexão, não é somente para as autoridades, polícias e outros órgãos governamentais, mas, também para a dona de casa, pro estudante, para você!
Temos que tomar consciência de que a paz começa primeiramente no nosso interior, depois na nossa casa, depois na nossa rua... E assim vai aumentando as esferas. Primeiramente temos que buscar a Deus para que tenhamos a paz de Cristo no nosso coração, para que possamos agir sempre com serenidade e compreensão quando os outros errarem. A segurança pública depende muito disso, depende que você inicie todo um processo trabalhoso, mas, que vale a pena.
Hoje a Igreja nos convida a viver nossa quaresma intensamente. Aproximando-nos cada vez mais de Deus, vivendo ardorosamente a campanha da fraternidade. Somos chamados a sermos instrumentos da Paz, assim como diz a oração de São Francisco:


“Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz; onde houver ódio que eu leve o amor; onde houver ofensa que eu leve o perdão...”

É isso que consiste a paz: tornarmos instrumentos de paz. E apenas assim conseguiremos a paz que tanto precisamos. Sejamos cada vez mais, semeadores do reino, semeadores da Justiça e da paz. Convido a você a ter um novo olhar sobre o que está acontecendo. Convido você a perdoar, a ser mais tranqüilo, compreensivo com os outros, que são humanos limitados como você e eu. Convido a ser melhor, a tornar um homem e uma mulher de Deus, firme com o propósito de Deus. Que Deus nos ajude nesta caminhada e nos fortaleça cada dia mais.

Matheus Barbosa

0 Comentarios:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Deixe sua opinião. Contribua!

Seguidores

 
^ Voltar ao Topo