Bondade

Estava eu, bem tranqüilo, nas minhas aulas de auto-escola - que são muito chatas, diga-se de passagem - e ouvia a explicação sobre “primeiros socorros”. Até que era um tema mais legal que leis, ou mecânica e por isso me interessei mais.
Eu tenho uma péssima mania, (ou boa, sei lá) eu gosto de analisar palavra por palavra do que me falam. Gosto das ‘frases feitas’, fico analisando-as e tento colocar tais frases na prática. Hoje a que ouvi foi:
“É gente, temos que ajudar as pessoas acidentadas, até mesmo porque não sabemos quando vamos precisar, não é?”.
Fiquei pensando. Aquela frase me marcou, algo havia de diferente nela que me incomodava. Já tinha ouvido esta frase outras vezes, até mesmo porque ela pode ser considerada uma “frase feita”. Larguei o meu bom livrinho de legislação e fui pensar. Não achei a frase muito coerente, e não muito cristã.
Conclui que esta frase no mínimo é injusta. Por que raciocine, ela dá entender de que se você ajudar, sempre quando você precisar, alguém vai te ajudar. E sabemos que nem sempre é assim. Outro ponto podemos ver que a frase dá um sentido de
“Só ajudo porque sei que vou receber em troca”. O que é mentira grossa.
Quantos se decepcionam com este tipo de frase. Quantos chegam a mim e dizem:
“Eu sou uma pessoa boa, faço mal a ninguém, ajudo as pessoas e só recebo pedra em troca”. E eu penso: E DAÍ ? E daí que você ajuda? Que você é bom? Afinal, ser bom tem que ser porque quer e não por que vai ganhar algo. Se você ajuda alguém porque acha que vai receber em troca, coitado de você se não te devolverem hein? Que frustrado você será! Agora se fazes gratuitamente, não há frustração, só amor.
Um dia um homem vendo Madre Teresa de Calcutá dando banho em um mendigo leproso, chegou perto dela e disse:
“Eu não faria isto nem por um milhão de dólares.” Madre Teresa disse: “Nem eu faria por um milhão de dólares. Só por amor se dá banho em um leproso.” E veja o quanto essa mulher foi feliz. Ela não frustrou, pois fazia por amor.
A bondade é gratuita. Seja bom, caridoso, solidário, mas seja por que você sente amor. Não espere nada dos outros, afinal, somos humanos, e uma hora vão nos decepcionar. “Faça o bem sem olhar a quem!” Essa é uma frase feita, que responderia a outra. Não faça bondade esperando ser reconhecido pelos homens, pois, de que adianta ser reconhecido pelos homens? Aquele que é reconhecido pelos homens já tem sua recompensa... Já aqueles que são bons gratuitamente têm o reconhecimento de Deus, disse Jesus.

Matheus Barbosa

0 Comentarios:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Deixe sua opinião. Contribua!

Seguidores

 
^ Voltar ao Topo