A Ação Transformadora de Pentecostes


Neste domingo celebramos Pentecostes. Celebramos a realização da promessa que Jesus nos fez antes de subir aos céus: “Eu vos enviarei o Paráclito, o Espírito da Verdade” (Cf. Jo 15, 26). Os Atos dos Apóstolos narra este acontecimento que inaugura uma nova geração profética. Chamada a anunciar as maravilhas de Deus aos povos.

No Evangelho, Jesus nos comunica sua missão: “Como o Pai me enviou, também eu vos envio”, todavia antes de sairmos nos oferece Teu  Espírito. Ele é o princípio de toda missão. Tudo aquilo que fazemos enquanto Igreja, fazemos por um único inspirador: O Espírito Santo de Deus. Ele que nos move e renova a Igreja. O Espírito dá vida à Igreja.

Deste modo, não celebramos um acontecimento passado, antes revivemos e atualizamos. Pentecostes é hoje. É a ação transformadora na vida da Igreja e dos seus membros. Portanto, celebrar este acontecimento é abrir-se interiormente a uma transformação radical por meio do Espírito. Vejamos os discípulos! Dos quais o Evangelho nos conta que estavam fechados por medo dos judeus. Após a ação do Espírito em Pentecostes, são acometidos pela coragem de pregar o Evangelho, com sabedoria, ânimo, fortaleza, mesmo que isso lhes custassem a vida.

Enquanto nos reunimos, fazemos como os apóstolos e podemos receber a graça transbordante do Espírito. Precisamos nos abrir a este pentecostes que nos é oferecido hoje. Redescobrir a presença e a força do Espírito Santo em nossas vidas. E em nossa Igreja nascer um novo profetismo, uma geração santa, profética, que dê testemunho de Santidade para o mundo e que tenham a coragem de sair a anunciar o Evangelho, proclamar que Jesus é o Senhor, anunciar as maravilhas de Deus.

Não saiamos da Igreja hoje sem este fogo do Espírito, sem renovar os dons que recebemos no nosso batismo. Podemos reavivar esta chama hoje, reunidos em oração. Podemos receber como os discípulos receberam. E assim, sair como eles, pois não foram os mesmos depois de Pentecostes. Façamos como fizeram, abramos nosso coração para recebermos o Espírito e saiamos como profetas da Igreja para o mundo.

Matheus Barbosa

0 Comentarios:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Deixe sua opinião. Contribua!

Seguidores

 
^ Voltar ao Topo