Ecumenismo e Sincretismo

Hoje há uma certa idéia que tenta convergir essas duas definições tão distantes. Ecumenismo e Sincretismo são duas realidades totalmente distantes. Eu queria escrever um pouco sobre este assunto, que é muito discutido muitas vezes em aulas de história de uma forma tão natural que acaba passando uma impressão de que as duas palavras são a mesma coisa. E na verdade não é.
Bem, primeiramente acho oportuno falar o que é ecumenismo.
Ecumenismo é o convite que a Igreja faz aos irmãos de outras denominações cristãs, à se unificarem. Ecumenismo é o respeito. É a convivência harmônica entre as religiões.
Já por outro lado, Sincretismo é a fusão de idéias entre religiões. É a introdução de características próprias de uma religião ou seita em outra religião.
A Igreja condena categoricamente o sincretismo e incentiva sempre o diálogo ecumênico entre as religiões, que busca sempre a paz entre as mesmas. Mas, nega constantemente a influência de qualquer concepção que esteja fora da Doutrina Católica.
O sincretismo está sendo encarado como ecumenismo. E isto está errado. Não deixemos que isso aconteça. O sincretismo é uma forma de aceitação de idéias contrárias a nossa fé. O sincretismo religioso é como uma contaminação na Doutrina.
Não se mistura duas religiões, como se mistura duas frutas para um suco. Muito menos a Religião Católica. Nossa religião é completa. É fundada por Cristo. Então, não temos que buscar complementos no espiritismo, judaísmo, budismo, islamismo, enfim, não devemos nos misturar e sim respeitar.
Não se deixe enganar. Não existe ‘Católicos-espiritas’, ‘Católicos-Budistas’, isso é uma farsa. O nome CATÓLICO não vem seguido de nenhuma denominação que não seja APOSTÓLICO ROMANO!
Sejamos CATÓLICOS com única identidade. Não entre nessa mistura que estão tentando fazer com nossa fé.

Matheus Barbosa

0 Comentarios:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Deixe sua opinião. Contribua!

Seguidores

 
^ Voltar ao Topo