O Magistério da Igreja

Muitos são os que têm certa dúvida quanto à legitimidade dos ensinamentos que a Igreja, durante esses dois mil anos, vem transmitindo a nós fiéis. Muitos se perguntam de onde vem a autoridade de ensinar em nome de Jesus. E a resposta é bem simples: Do Próprio Jesus. Como já conhecemos muito bem a passagem de Mt: 16,18:

“E eu te declaro: tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela

Pois bem, na autoridade confiada a Pedro de ser a pedra na qual seria fundada a Igreja de Cristo, não poderia ser, esta autoridade, marcada por erros. Pedro como homem era pecador, mas, como pedra era infalível, ou seja, não podia transmitir ensinamentos errados. O próprio Jesus quis com que seus ensinamentos fossem passados de forma verdadeira, que não houvesse erros. Portanto, mesmo sendo Pedro, na condição de homem limitado, ele, graças à inspiração do Espírito Santo, não errava em transmitir os ensinamentos.
E isso acontece até hoje com os Papas. Pedro confia sua autoridade ao outro que senta na sua cadeira. É a chamada “Sucessão Apostólica”. É a sucessão dos Papas, Bispos, etc. É a partir da transmissão de ensinamentos que vai se tornando cada vez mais sólida a doutrina Católica. O Espírito Santo vem ensinar a verdade aos sucessores de Pedro, para que eles possam transmitir a verdade a nós também.
No Catecismo da Igreja Católica, temos vários parágrafos que explicam esta autoridade confiada a nós. Queria mostrar alguns trechos:

Parágrafo 85:
“O ofício de interpretar autenticamente a Palavra de Deus escrita ou transmitida foi confiado unicamente ao Magistério vivo da Igreja, cuja autoridade se exerce em nome de Jesus Cristo, isto é, foi confiado aos bispos em comunhão com o sucessor de Pedro, o bispo de Roma.”
Parágrafo 86:
“Todavia o Magistério não está acima da Palavra de Deus, mas a serviço dela...”
Parágrafo 88:
“O Magistério da Igreja empenha plenamente a autoridade que recebeu de Cristo quando define dogmas...”
Parágrafo 2032:
“A Igreja “coluna e sustentáculo da verdade” (1Tm 3,15), “recebeu dos Apóstolos o solene Mandamento de Cristo de pregar a verdade da salvação.”

Não vamos dar ouvidos à tantos outros que querem nos desviar da verdade. Se temos o apoio de Deus, por que deixaremos ?
Há muitos por aí pregando a nulidade dos ensinamentos da Igreja. Mas, perceba bem de onde vêm estes ensinamentos, vem do Próprio Cristo, que durante esses dois mil anos vem confirmando tudo o que a Igreja prega. A Igreja é Santa e o fundamento no qual digo Isto é que Jesus se entregou para Santificá-la. A Igreja, embora formada por pecadores é dotada da Santidade. É o meio do qual nos salvaremos. Portanto amado irmão, seja firme na fé. Não deixe que outros interfiram naquilo que acredita. E serás salvo por meio da tua confiança em Deus e na Igreja.

Matheus Barbosa

0 Comentarios:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Deixe sua opinião. Contribua!

Seguidores

 
^ Voltar ao Topo