Perdão


Hoje trataremos de um assunto um tanto quanto difícil, o perdão. Chamo de difícil porque o perdão hoje em dia (além de não ser usado) é muito banalizado, ou seja: não é vivido em sua verdade. Com muita sabedoria, o nosso irmão Caíque escreveu sobre a vingança que é uma consequência da falta ou falso uso do perdão. Analisemos melhor.
O que é perdoar? Em uma certa passagem bíblica, Jesus nos ensina que devemos perdoar até "70 vezes 7" e ainda diz em outra passagem que "muito ama quem muito perdoa"... O perdão é exercido na humilhação da nossa alma. É quando nos sentimos desprezados, humilhados, rejeitados que o perdão deve agir. Diante de tais situações (como todas em nossas vidas) temos duas opções: podemos revidar, devolver "na mesma moeda" ou podemos ter o coração semelhante ao do próprio Cristo e perdoarmos.
Quando perdoamos, a nossa alma se eleva ao céu. Nossa humilhação é unida à humilhação de Cristo na cruz. O perdão é uma virtude, proveniente da humildade. Uma das mais belas e mais sábias virtudes. Para nós, católicos, é uma graça ainda maior porque são virtudes que recebemos das mãos de Nossa Senhora, que foi impecável na vivencia de todas as virtudes.
Entretanto, como é difícil viver o perdão! Como já dissemos, ele exige de nós uma humildade muito grande... É por isso que Jesus nos diz que as crianças têm o Reino dos Céus... As crianças tem pureza, humildade... As crianças sabem viver o perdão. Quantas cenas já vimos de crianças que brigam e, passados poucos minutos, já nem se lembram do que aconteceu? é um grande ensinamento para nós!
O perdão assusta o demônio! "Não se ponha o sol sobre o vosso ressentimento, não deis lugar ao demônio!". O perdão é verdade, o ressentimento é algo que alimentamos dentro de nós até que tome dimensões que, na verdade, não existem!
Perdoar, portanto, significa imitar o coração de Deus: amar acima de tudo! Amar o próximo, amar a Deus... O amor, o amar nos leva ao céu! O amor é a fonte de todas as virtudes... "Deus é Amor"...
Vivamos o amor, o perdão... Vivamos imitando o coração de Deus! Termino essa reflexão com uma frase de Santa Teresinha do Menino Jesus, uma frase inspiradora, uma verdade para todos nós:

"A minha vocação é o amor!"

Vivamos intensamente essa belíssima vocação!

PAZ!

Yasmim Piovezan

0 Comentarios:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Deixe sua opinião. Contribua!

Seguidores

 
^ Voltar ao Topo