Limitações

Em nossa vida, somos constantemente colocados à prova. Desde os mais simples testes escolares até os mais complexos problemas que nos aparecem na vida. E estes testes são inevitáveis, sempre em nossa vida seremos provados. Até o final de nossa existência, bem velhinhos, já não teremos mais a agilidade juvenil, qualquer escada será uma prova para nós, assim como quando éramos crianças fomos testados a caminhar com passos firmes, e que muitas das vezes não ‘passamos’ neste teste.
Pronto, cheguei aonde queria.
Quando crianças, tínhamos várias limitações, assim como falar, caminhar, ler, escrever. Quantas vezes você imagina que caiu antes de dar a primeira caminhada na sua vida? Quantos tropeços, quantos arranhões, quantas lágrimas derrubou em conseqüência desses tombos?
Mas veja, hoje você está aqui, lendo este post. Se não possui nenhuma deficiência, com certeza hoje conseguiu caminhar tranquilamente, conseguiu comer sozinho. Viu como ao longo de sua vida você foi testado? E mesmo quando frustrado, você continuou e conseguiu vencer essas limitações. Os arranhões, as marcas dessas frustrações, hoje são como tijolos nessa bela construção que é você.
Por isso devemos enfrentar nossas limitações, não como um fim, mas como um começo para o crescimento. Afinal, quando você era pequeno, andar era uma limitação, hoje não é mais. Então podemos concluir que não há uma limitação que não possa ser melhorada. Atente bem, pelo que eu disse: “MELHORADA”. Assim como um atleta que está sempre à procura de vencer seus próprios limites, a cada treino, a cada prova ele tenta triunfar sobre uma limitação. E ele nunca vai saber onde é o limite máximo dele, por que sempre estará treinando e batendo seus próprios recordes.
Você pode pensar que estou falando que não somos limitados. Pelo contrário, nós seres humanos, somos muitos limitados, mas não podemos fazer disto um meio de ficarmos paralisados olhando a nossa limitação. Jamais pense que ‘o que foi sempre será’, isso só acontece se você quiser. Você é ruim em matemática? Estude! Procure amigos, professores, novos métodos, mais horários de estudo, pode ser que você não vire um doutor em matemática, mas eu tenho certeza que essa luta te trará resultados. Isso acontece, por que você tem a limitação, mas lutando contra essa limitação você se torna melhor.
Olhando o limite dessa outra forma, conseguimos nos aceitar melhor. O nosso amor próprio fica mais intenso. Por que vendo que sou limitado, ainda tenho capacidade de ser melhor. O limite quando se olha do outro lado é lindo!
Assim como se olha uma fronteira, pode se dizer que a fronteira é o final de um país, mas olhando-a por outro lado, podemos ver que ela é apenas o começo. Entende?
A limitação não é o seu fim. Não é o ‘máximo’ onde pode chegar. Mas, sim o começo de um crescimento. As limitações acima de tudo, nos impulsiona à Deus. Por que o que nos falta, Deus vem em nosso auxílio. Assim como uma mãe dá de comer ao filho pequeno por que ele não consegue comer só, Deus vem nos alimentar também com seu incentivo e com seu Amor. Não somos perfeitos. Mas, não somos também seres condenados ao fracasso. Deus nos quer felizes. Neste mundo de ‘testes’ o que devemos mostrar não é somente nossas qualidades, mas também a força que temos para nos reerguer. Seja você mesmo, aceite suas limitações como um desafio a ser superado. Com esforço e fé você pode se transformar. Jesus disse “Eis que faço novas todas as coisas”, Em Jesus você pode ser novo também!
Possamos a partir de hoje, lutar para que possamos melhorar. Não melhores do que os outros, mas, melhores para os outros. Somos seres incompletos, mas Deus vem nos completar com Sua Graça. O limite é o que nos aproxima de Deus. Por que aonde termina a capacidade humana começa a providência Divina.

Christian Manoel

1 Comment:

Sergio Henrique disse...

Christian, parabéns pelo tema abordado, suas colocações foram perfeitas. Analisar nossas limitações partindo destes príncipio citados por vc, nos faz acreditar que podemos superar sim, todas essas limitações. Deus abençoe a todos.

Postar um comentário

Comente esta postagem. Deixe sua opinião. Contribua!

Seguidores

 
^ Voltar ao Topo