A necessidade de evangelizar

Desde os tempos da Igreja Primitiva, a evangelização vem sendo um desafio para todos aqueles que se dispõe a seguir Cristo nos seus ensinamentos. Levar o Evangelho às outras pessoas nem sempre é fácil diante das dificuldades impostas pelo mundo. Não foi somente nos tempos em que os imperadores romanos dos séculos I, II e III, impunham o regime de perseguição a cristãos. Ainda hoje existe uma perseguição explícita da doutrina Santa.
O mundo vem sempre tentando criar obstáculos para que a verdade não seja fecundada nos corações de tantos homens e mulheres que tanto procuram um lugar onde se apoiar, mas que sempre estão perdidos diante às ofertas desse mundo passageiro.
A Igreja insistentemente vem orientando aos católicos a essa necessidade de evangelizar, de levar a Palavra, de levar o Cristo ressuscitado. Mas, diante de todas essas dificuldades impostas pelo mundo, vários católicos tendem a desistir, envergonhar-se e até mesmo divergirem da fé católica. Fazendo com que o número de servos seja incrivelmente baixo diante de tanto trabalho.
“Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe.” (Lucas 10, 2)


O Senhor já alertava sobre a necessidade de pedir a Deus mais operários à messe. Isso a Igreja vem sempre pedindo e trabalhando para a formação de tantos homens e mulheres dispostos a pregar a Palavra de Deus nos quatro cantos desse mundo. Mas ainda temos que pedir mais, e não somente a Igreja como instituição, mas sim a Igreja que somos cada um de nós, falta-nos um pouco de perseverança na oração por mais operários.
Mas, não basta somente orar é preciso dizer sim ao serviço a Deus, o mesmo sim que Maria deu para que Deus realizasse nela todo o princípio da salvação. E é esse sim que está faltando a tantos católicos. Tantas pessoas que poderiam estar levando a Palavra e estão acomodadas e envergonhadas por causa do julgamento deste mundo. Isso não é algo que um católico faça.
Deus precisa de servos que tenham a coragem de levar Sua Verdade aos que estão nas trevas, aos que estão à margem, aos que estão condenados ao fracasso. É preciso que tenhamos a coragem de assumir a Palavra de Deus que age em nós e sair por esse mundo com o propósito de pregar aquilo que sentimos.
A evangelização não é somente uma obrigação, mas um ato de gratidão e reconhecimento a Deus pelas obras que Ele realiza em nossas vidas a todo o momento. Evangelização vai muito além do que ser um dever é um ato de amor àqueles que estão desencaminhados nesta vida, perdidos diante de tantas promessas falsas deste mundo. Levar a verdade aos que estão desiludidos com as mentiras mundanas é uma caridade, é um exercício cristão. Evangelizar é algo sagrado, é um meio de santificação. Tantos servos de Deus, os Santos e Mártires, fizeram da sua vida um exercício de evangelização!
Nós todos somos chamados a levar essa verdade que nos é confiada quando somos batizados. E quantos de nós negamos esse exercício de fé? Infelizmente a resposta seria “muitos”. Mas, isso não pode ser encarado como um obstáculo e sim como um desafio a ser conquistado, não é um limite é uma meta a ser alcançada! Temos que ser desta minoria que vai levar Cristo à maioria.
Deus está nos chamando a construir o reino Dele, um Reino onde todos somos livres, iguais e amados. Mas quem é operário dessa grande construção é você! Não podemos desprezar esse convite.
É difícil? SIM! E muito difícil. Jesus já nos ensinava que teríamos tribulações, mas para não nos preocupar com o julgamento do mundo.

“No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo.” (João 16,33)

É isso que Jesus nos alerta, mas ao mesmo tempo nos anima a vencer o mundo, e essa vitória será completa com a evangelização e o conhecimento de todos sobre a Verdade Divina.
Por isso precisamos ser missionários do Reino, emissários do evangelho e Pregadores da Verdade que liberta e salva. Tenhamos coragem de anunciar, sem medo e sem vergonha, o Deus que tanto nos ama.

Matheus Barbosa

0 Comentarios:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Deixe sua opinião. Contribua!

Seguidores

 
^ Voltar ao Topo