Ensinamentos de um Leproso

Hoje a liturgia vem nos convida a pensarmos sobre como está nossa fé. Vejamos:
"Aproximou-se dele um leproso, suplicando-lhe de joelhos: "Se queres, podes limpar-me."
Jesus compadeceu-se dele, estendeu a mão, tocou-o e lhe disse: "Eu quero, sê curado."
E imediatamente desapareceu dele a lepra e foi purificado." (Marcos 1, 40-45)




Olha que grande fé deste homem!
Perceba bem a frase de fé que ele disse: “Se queres, podes limpar-me”, em outra tradução vem “Se queres, podes curar-me.”
Este leproso vem nos ensinar três coisas.

Uma delas é a fé. Ele acreditou que Jesus tinha o poder de curá-lo. Muitas vezes acreditamos em Jesus, na existência Dele, mas, pensamos que Ele não tem o poder de nos curar. Pensamos que Ele não pode mudar nossa vida. Fazer milagres em nós. Eu te pergunto: “Como é o seu Jesus? Aquele Jesus passivo ou um Jesus Salvador? Um Jesus que pode mudar sua vida? Ou Aquele que está vendo o que você passa e nem olha pra você?

Precisamos mudar esse nosso conceito de que Jesus é lá no alto, é lá em cima, no céu, distante. Jesus está no nosso meio, nos acolhendo, nos confortando. Você muitas vezes não sente a Sua presença por que não acredita que Ele está com você!


Agora vejamos o segundo ensinamento do leproso. Ele teve a coragem de se aproximar de Jesus. Um leproso naquela época era excluído da sociedade. O leproso quando fosse passar dentro de uma cidade ele tinha que cantar alto, para que todos que o ouvisse entrasse pra dentro de suas casas, para se protegerem de sua ‘impureza’. Mas, o leproso sabendo de sua condição, sabendo que muitos poderiam tentar tirar ele do caminho. Mas, ele mesmo assim venceu as dificuldades e teve a coragem de se aproximar. Quantas vezes temos coragem pra recorrer a Jesus, mesmo quando as condições nos parecem desfavoráveis? Mesmo quando você encontra com aquele seu amigo ateu que diz: “Deus não existe”. Quantas vezes temos a coragem de entrar em oração e dizer “Senhor, vem em meu auxilio.”

Jesus está sempre perto, quem distancia somos nós, por isso muitas vezes temos que tomar a atitude de voltar. De se aproximar de Deus novamente.

E por fim o terceiro grande ensinamento desse leproso é que ele sabia que para que acontecesse o milagre, tinha que ser da vontade de Jesus. Ele diz “Se queres”, ou seja, ele já mostra que depende da ação de Jesus. Ele disse “Se for da Sua vontade”, Ele queria ser curado, mas reconheceu que Jesus que sabe o que é melhor para ele. Isso nos faz pensar: “Quantas vezes eu aceito a vontade de Deus em minha vida? Revoltei-me contra Deus por isso? Eu tento sempre ver a vontade de Deus também? Quantas vezes eu disse ‘faça a Sua vontade Senhor’?”

Essa liturgia é muito sábia. Ensina-nos a ser melhores. A ser mais confiantes em Deus. Hoje te convido a repensar essa sua fé. Essa fé em um deus passivo. Essa fé que não permite se aproximar de Jesus. Essa fé que não permite que faça a vontade de Deus em você. Irmão, Jesus te convida a ser novo a pensar grande, a ter uma é grande. A ser feliz de verdade!

Matheus Barbosa

1 Comment:

pri disse...

parabens matheus!!por nos proporcionar a oportunidade de refletirmos sobre assuntos tão ricos como a fe...que faz a se tornarmos novos..

Postar um comentário

Comente esta postagem. Deixe sua opinião. Contribua!

Seguidores

 
^ Voltar ao Topo