Silêncio e Contemplação

Atualmente a arte do silêncio tem sido muito rara, não é mesmo? Rádios, mp3, conversas... São diversas as distrações que não nos permitem silenciar! E é exatamente por isso que eu gostaria de partilhar com vocês sobre a necessidade do silêncio e seus frutos!
"O silêncio é o mestre dos mestres pois ele ensina sem falar" (São Bento)
Belíssima conclusão de São Bento. Aprendemos muitas coisas ao decorrer da nossa vida, mas quase nada aprendemos sobre nós mesmos! Isso porque não optamos por ouvir os nossos sentimentos e enfrentar nossa miséria, por mais que doa. Temos a tendência de pensar “pra que eu vou dar atenção a algo que eu não gosto em mim? Porque tenho que me aceitar meu jeito de ser?”. E eu hoje respondo com um questionamento: como poderíamos defender um castelo sem conhecer seus pontos fracos? Como fortalecê-lo? Da mesma forma somos nós! Se não ouvimos a nós mesmos e enfrentamos o nosso vazio, nunca mudaremos, nunca viveremos a nossa realidade e nunca nos fortaleceremos!
Outra grande dádiva do silêncio é a oração. Sabemos que Deus habita o nosso corpo, mas não conhecemos a dimensão disso. O nosso corpo é a casa de Deus e quando ficamos em silêncio, podemos contemplar a beleza da vida de Deus em nós! No silencio nos tornamos mais perceptivos, passamos a ver a real beleza de Deus nas coisas, reconhecemos Deus nos outros, enfim: passamos a viver e ver os milagres de Deus nas coisas simples da vida!
Parece impossível viver tudo isso que tratamos acima no mundo de hoje, não é verdade? Mas realmente só parece! Se quisermos realmente, podemos viver o silêncio interior a todo momento da nossa vida! E quando trata-se de buscar a Deus de todo o coração (como podemos fazer no silêncio) não existe a palavra impossível! Deus habita em nós! Basta querermos para entrarmos em contato com esse maravilhoso presente!
Vivamos o silêncio, vivamos esse desafio! Vamos nos mostrar cristãos autênticos, vamos nos mostrar verdadeiros adoradores do Deus que mora em nós! As palavras, por mais belas que sejam, não conseguem dar testemunho tão autêntico quanto a nossa vivência, o nosso exemplo! Quando vivemos a intimidade com Deus nos transfiguramos e vivemos o que nos diz Santa Clara: “A medida que se ama vai se assemelhando ao amado!”.
Termino com palavras de Santo Agostinho, que definem bem o fato de só encontrarmos a Deus dentro de nós mesmos:
“Tarde te amei, Beleza antiga e tão nova! Eis que procurava fora e estavas dentro de mim!”



Yasmim Piovezan

2 Comentarios:

Sergio Henrique disse...

Sensacional....Parabéns a vcs. que tem nos proporcionado a oportunidade de refletirmos sobre assuntos tão ricos para nossa espiritualidade. Continuem firmes nesse propósito de evangelização. Paz e bem.

Matheus Barbosa disse...

Hoje em dia, realmente há uma certa dificuldade de silenciar. Mas é preciso. Para que possamos entrar em nós mesmos. Parabéns Yas, bela reflexão.

Postar um comentário

Comente esta postagem. Deixe sua opinião. Contribua!

Seguidores

 
^ Voltar ao Topo