O Espinho na Carne

Ontem eu lia a bíblia, encontrei um dos relatos mais lindos de São Paulo, patrono do nosso Blog. O que eu li fica em 2Cor 12,5-10. São Paulo fala sobre as provações que enfrentava. E no caso ele cita que Deus permitiu que fosse lhe dado um “espinho na carne”, para que com a grandeza das revelações, dos milagres que por ele acontecia, Paulo não ficasse orgulhoso. Para ficar mais esclarecido convido vocês a lerem como está na bíblia:

“Mas de mim mesmo não me gloriarei, a não ser das minhas fraquezas. Pois, ainda que me quisesse gloriar, não seria insensato, porque diria a verdade. Mas abstenho-me, para que ninguém me tenha em conta de mais do que vê em mim ou ouve dizer de mim. Demais, para que a grandeza das revelações não me levasse ao orgulho, foi-me dado um espinho na carne, um anjo de Satanás para me esbofetear e me livrar do perigo da vaidade. Três vezes roguei ao Senhor que o apartasse de mim. Mas ele me disse: Basta-te minha graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força. Portanto, prefiro gloriar-me das minhas fraquezas, para que habite em mim a força de Cristo. Eis por que sinto alegria nas fraquezas, nas afrontas, nas necessidades, nas perseguições, no profundo desgosto sofrido por amor de Cristo. Porque quando me sinto fraco, então é que sou forte.”

Eu fico muito tocado com essa passagem, cada vez que leio consigo extrair uma mensagem de São Paulo, a cada palavra eu imagino o que poderia ser esse tal “espinho na carne”, penso que talvez pudesse ser algo como uma deficiência física que dificultasse escrever, ver, falar, etc., ou poderia ser uma tentação espiritual em que o demônio o atentava constantemente, enfim existe esse grande mistério do qual eu me delicio lendo essa passagem. Andei pesquisando para ver se tinha algum estudo sobre este “espinho” e acabei encontrando alguns artigos, algumas discussões em fóruns, algumas opiniões, contudo o que apenas consegui com isso, foi ter a certeza de que ninguém sabe. Achei pelo menos 12 hipóteses consideráveis, mas nenhuma me satisfez. Ontem com aquele incomodo causado pelo mistério e pela minha curiosidade e vontade de saber mais, comecei pensar e cheguei a uma conclusão: Paulo, não quis escrever o que era o espinho, para que cada um de nós colocasse os nossos próprios espinhos e assim tornar uma leitura diferente para cada um que ler. Paulo tenta nos mostrar não os espinhos dele, mas o espinho de cada um. Eu posso ler essa passagem e lembrar-se de algum espinho na carne que tenho, você pode ler e lembrar de outro espinho na carne que tens. Entende a grandeza dessa passagem? Creio que o Espírito Santo inspirava Paulo a escrever isso, com o intuito de tocar a todos de uma maneira particular. Quanta sabedoria!
O que me emociona é todo este mistério que nos faz aproximar de Deus. Deus nos dá essa oportunidade de fazer parte ativamente da Sua Palavra, pois ao mesmo tempo que vejo a dificuldade de Paulo posso sem muito esforço colocar-me no lugar dele, tornando assim, alguém como São Paulo, que mesmo na fraqueza reconhece-se como um homem forte.
São Paulo nos atenta sobre as nossas fraquezas, por que se há algo que nos devemos gloriar são delas, pois são nelas que somos fortes. Quando estamos na nossa fraqueza Deus derrama a sua Graça. Quando aquele momento de desespero chega e você, assim como São Paulo, pede ao Senhor que aquilo não aconteça, o Senhor não vai acabar com aquela dor, mas vai dizer “Basta-te a Minha Graça”. E quer coisa melhor do que viver sob a Graça de Deus? Nisso que consiste toda a nossa caminhada cristã: viver sob a Graça e Providencia Divina. Olhar pro céu e saber que tem um olhar benevolente sobre nós. Ah! Como isso é bom. Como isso nos faz mais fortes! Agora venha reze comigo, silencie seu coração, desligue um pouco seu som e fale a Deus estas Palavras:

“Senhor, hoje quero me prostrar diante da Tua presença. E quero Lhe dizer que aceito os meus espinhos, sei que eles são para o meu bem, sei que eles me santificam. Mas, Senhor, eu peço a Sua Graça. Derrama em mim a Sua graça para que eu seja mais forte, mesmo na fraqueza, mesmo na dor, mesmo no desespero. E eu já Lhe agradeço Pai, por que sei que me fortaleces a cada dia. Obrigado.”

Não sei a fraqueza que você tem, carnal ou espiritual, aceite-as, pois são para sua santificação. Deus está cada vez mais nos fortalecendo nas nossas fraquezas. Por que “Quando sois fracos é que sois fortes.”

Matheus Barbosa

0 Comentarios:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Deixe sua opinião. Contribua!

Seguidores

 
^ Voltar ao Topo