Quaresma - Tempo Propício

Hoje é o tempo propício para darmos uma resposta diferente às situações da nossa vida que inquietam o nosso coração. Por mais difícil que seja a nossa situação, jamais podemos perder a esperança, porque o Senhor Jesus não nos abandona. Sejamos ousados e apresentemos ao Senhor as nossas intenções neste dia.
Como vocês já sabem, estamos no tempo da quaresma, e eu vou falar um pouco sobre o que vem a ser a quaresma, claro que não sei tudo sobre a quaresma, mas o Catecismo da Igreja Católica e algumas outras fontes me auxiliaram muito quanto a isso. Mas, enfim, o que vem a ser Quaresma?

A palavra Quaresma vem do latim, que traduzida para o português seria: quadragésima. E é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa principal do cristianismo: A Ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV.
A quaresma começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira da Semana Santa (Missa da Ceia do Senhor). Para nós católicos é o tempo em que preparamos para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, à conversão espiritual. Ou seja, é o tempo onde devemos nos aproximar de Deus visando o nosso crescimento espiritual. Nós fiéis somos convidados a fazer uma comparação entre nossas vidas e a mensagem de Jesus Cristo expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. Nós cristãos devemos intensificar a prática dos princípios essenciais de nossa fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.
Essencialmente, o período da Quaresma é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde nós cristãos nos recolhemos em oração e penitência para preparar o nosso espírito para o Cristo ressuscitado, que venha a ser no Domingo de Páscoa. Assim, retomando as questões espirituais, simbolicamente nós cristãos estamos renascendo, como Cristo, nesse tempo tão lindo. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência.
Então vamos viver esse tempo com seriedade, e compromisso com Deus, por que tudo que nós fizermos a Deus, nada será em vão.

Christian Manoel

0 Comentarios:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Deixe sua opinião. Contribua!

Seguidores

 
^ Voltar ao Topo