Ciencia e Fé são opostas ?

Geralmente quando se fala em ciência muitos são os que já excluem do pensamento qualquer lembrança de Deus ou da sua fé. Isto não tem fundamento, visto que, se o individuo chega afirmar que ciência e fé são termos contrários, ou ele não conhece sua fé por completa ou ele não conhece bem a sua ciência.
Falo isto pois os grandes cientistas da história curvaram-se humildemente diante do Criador. Nicolau Copérnico, Galileu Galilei, Johann Keppler, Isaac Newton, Lavoisier, Louis Pasteur, Blaise Pascal; Andre M. Ampère... E poderia citar muitos outros que contribuíram para o desenvolvimento da ciência.
Louis Pasteur, que criou a técnica conhecida hoje como “pasteurização”, como cristão convicto, disse: “A pouca ciência afasta de Deus, mas a muita ciência aproxima de Deus”.
Tenho a certeza de que apenas cientistas medíocres negam a existência divina. Visto que são os que mais facilmente podem contemplar a face do criador por meio da criação. Por meio da perfeição da natureza. Por meio da descoberta do mundo.
Por outro lado, temos muitos cristãos que tem medo da ciência e a rejeitam. Todos têm certo preconceito quando alguém fala que algo é cientifico. Muitos não estudam a ciência por medo de perder a fé. Quanta ignorância. Não sabem o que estão perdendo. Se estudarem a ciência vão conhecer mais o mundo, a natureza e as criaturas do modo como Deus criou. Vão estar mais próximos da perfeição divina.
Nós católicos não podemos negar a ciência, pois ela que nos ajuda a ter uma fé sem fanatismos. Não podemos deixar de usar a razão, pois ela é um dom de Deus. Não podemos alegar que fé e ciência são opostas, pois as duas foram criadas por Deus. Como Deus poderia criar a ciência e a fé para se combaterem? Deus não é incoerente.
Se hoje usam a ciência para deturpar a fé é por que o ser humano não sabe usá-la.
A ciência é o instrumento que nos ajuda a conhecer as coisas terrenas. Nos ajuda a ter uma vida melhor e até mesmo nos ajuda a viver nossa fé. Mas, a ciência tem um limite e é nesse limite que começa a fé. A fé nos ajuda a confiar nas coisas que estão acima de nós, que transcendem a nossa realidade.
Portanto amigos, não tenham medo da ciência. Quando usada de modo prudente ela é boa. Não tenham medo de viver a fé. Quando usada de modo verdadeiro ela também é boa. Mas as duas, ciência e fé, quando usadas de maneira errada, tornam-se em fanatismo e ignorância.


Matheus Barbosa

Seguidores

 
^ Voltar ao Topo