Seu, Meu e Nosso Sofrimento

Esses dias, assim como todo mundo, estou acompanhando o que aconteceu no Haiti. E não é novidade para ninguém, que lá aconteceu uma grande catástrofe natural. O mundo está de olhos voltados para este pequeno país da América Central. Nos noticiários só se fala disto. Jornais com páginas inteiras falando do assunto. Páginas de internet que falam da tragédia são atualizadas a todo o momento.
Tenho acompanhado com muita tristeza o que todos os haitianos têm vivido.
Este acontecimento me fez pensar em muitas coisas. Tenho refletido bastante o quanto somos ligados uns aos outros.
Falo isto, por que sinto profunda dor quando olho as imagens pela televisão. Os cadáveres pela cidade, as construções destruídas, os gritos, choros, as brigas por comida, as crianças órfãs... Isto tudo me comove e muitas vezes fazem cair algumas lágrimas de meus olhos.
No ser humano há algo no íntimo do coração que nos liga que nos faz irmãos. Onde a dor do outro é minha dor também. Onde o sofrimento do outro me atinge também. Creio que o Amor de Deus que está em nós nos aproxima e nos faz membros de uma mesma família.
Vendo todo este sofrimento, vendo a morte de um irmão meu, que nem conheço percebi que algo em mim morre também. A morte do outro repercute no meu interior. Como a morte de um órgão do corpo influi no funcionamento dos demais órgãos. Fico me questionando como posso sentir algo, se nem mesmo os conheço, nem falam minha língua, não temos a mesma cultura, mas mesmo assim sofro. E sinto profunda compaixão. Somos família. Somos filhos de Deus.
Diante das imagens de dor fico triste por ser tão impotente. Por não poder ajudá-los.
Diante da morte vejo que não somos nada. Voltamos ao pó. Diante da morte não somos nem dinheiro, nem poder, nem nada. Somo apenas pobres humanos. Somos criaturas finitas. E isso nos faz sofrer, pois encontramos com os nossos limites. E a morte é uma grande limitação. Muitos de nós não podemos fazer nada apenas sentir compaixão e rezar. Que triste tudo isto que acontece.

Por isto tenho rogado a Maria, que os ajude. Que os conforte. Nas minhas orações peço sempre Nossa Mãe para que com suas mãos toque cada um deles, ajude-os. Que Deus os ilumine a construir novamente aquele país tão sofrido. E eu tenho certeza que Deus ouvirá o clamor dos pequeninos daquela terra.
Hoje eu queria sugerir a você, que junto comigo, numa hora propícia, rezasse um Pai-Nosso e uma Ave-Maria na intenção de todos os que sofrem no Haiti. Também aqueles que sofrem na África, sofrem por causa da fome, do frio, sofrem nas calçadas, sofrem nos hospitais.
Todos estes que estão crucificados com Cristo e que do qual devemos ajudar em orações e em obras.

Que Deus os abençoe. Que Deus abençoe nossa família humana.

Matheus Barbosa

Seguidores

 
^ Voltar ao Topo