Santidade, Um caminho para todos

Um dia falei para uma amiga que queria ser santo. Ela logo me repreendeu dizendo que falar isso era pecado.  Até comecei a rir da situação, mas logo lembrei que muitos não conhecem o verdadeiro sentido de santidade, aliás, muitos pensam que santidade é algo inatingível. E porque eu digo que não é?

Pois Deus tem nos chamado a Santidade. Na bíblia Ele revela claramente esta vontade, dizendo “Sede Santos, pois Eu Sou Santo” (1 Pedro 1:16). E Ele não nos chamaria a algo que não conseguiríamos. O Pai tem uma vontade e esta vontade é que sejamos Santos (1Tessalonissenses  4,3).
Portanto, se Deus nos chama, como podemos dizer que buscar a santidade é algo inatingível? Se assim fosse, Deus seria injusto. Seria como o pai que debochadamente segura um brinquedo com o braço levantado e pede para a criança pegar. Deus não é injusto, nem debochado. Se Deus nos chama é porque podemos. E se não conseguimos é por que não queremos.
E a prova disto é os milhares de homens e mulheres que no curso de toda história almejaram conseguir este objetivo. Sabemos de pessoas que passaram por este mundo fazendo o bem e doando o seu sangue pelo próximo. E conseguiram a santidade, não porque são especiais, ou por ter algum superpoder, mas por que um dia decidiram por este caminho.
Já dizia Santo Agostinho “Si isti et istae, cur non ego”, ou seja, “Se eles puderam, elas puderam, por que não eu?”.
E por que não eu, Matheus? E por que não você, leitor?
Muitos conseguiram. A Igreja hoje tem milhares de Santos reconhecidos, mas existem outros que ainda não conhecemos e que são santos, pois já se encontram em plena comunhão com Deus, no céu. Muitos não têm a consciência de que a santidade é o único caminho que se chega ao céu, acham que existem pessoas que foram para o céu e existem aquelas que são Santas. Santos são aqueles que se encontram na glória de Deus, que já estão no céu. Pode ser que algum amigo seu falecido já seja um santo e você nem sabe.
Para ser santo basta a nossa decisão. Basta a nossa entrega. Mas, a decisão deve ser firme e a entrega deve ser total. Não podemos viver a vida pela metade. Querer a santidade é deixar a “vidinha mais ou menos”, e viver a vida intensamente. E viver intensamente é muito mais que ter muitas atividades em um dia. Mas, ter muito o que doar de si em um dia.
Quer ser santo? Decida e se entregue a Deus. Mas, decida-se hoje, pois o céu tem pressa.

Matheus Barbosa

0 Comentarios:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Deixe sua opinião. Contribua!

Seguidores

 
^ Voltar ao Topo