A alegria da renúncia


Queridos amigos! A partir de amanhã adentraremos um tempo muito bonito, que é a quaresma. Visando isso, resolvi falar um pouco de algo que viveremos bastante nesses 40 dias: a renúncia.


A renúncia tem um significado muito amplo e rico escondido em si. Digo que está escondido porque, "a olho nú" não é bom deixar aquilo que gostamos, não é bom abandonarmos e nos despojarmos daquilo que gostamos, não é mesmo? Usarei um exemplo simples para mostrar a riqueza da renúncia.
Imagine, por exemplo, uma pessoa que opta pela vida religiosa em alguma comunidade de vida. Essa pessoa tem que deixar tudo para trás: família, amigos, roupas da moda, aparelhos eletrônicos, enfim: essa pessoa só leva consigo o essencial! Mas qual o sentido disso tudo? Qual é o problema em ter algumas coisinhas, como celular, internet, roupas modernas... O sentido é que essa pessoa pôde perceber o que é essencial ao seu coração. Ela percebeu que nada, absolutamente nada a satisfaz, somente Deus... As outras coisas vem por acréscimo. Ela assumiu a Deus como seu Único e Absoluto.
Foi um exemplo de encontro com a felicidade na renúncia de tudo. Existem vários outros modos. POdemos encontrar a felicidade em Deus renunciando a algo que nos aprisiona para estarmos perto dele. Desde às mínimas coisas ás grandes coisas, a renúncia sempre é válida desde que nos leve a estarmos mais livres pra Deus e, assim, estarmos felizes em Deus!
A renúncia nos liberta, tira as nossas máscaras. "Negue os teus desejos e saberás o que desejas o teu coração". É renunciando que nos descobrimos e é nos descobrindo que descobrimos a potência de Deus que mora em nós.
Renunciemos com felicidade, com alegria... "Deus ama àquele que dá com alegria"! Deixemos o que for preciso para encontrarmos a verdade de Deus em nós.... Vivamos intensamente essa quaresma, que nos convida a estarmos em intimidade com o Senhor!

Yasmim Piovezan

0 Comentarios:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Deixe sua opinião. Contribua!

Seguidores

 
^ Voltar ao Topo