“Amarás teu próximo como a ti mesmo”

Bem gente, hoje quem posta é a Thaylane.

Vou aprensentá-la: Thaylane Gonçalves Castilho, 17 anos.

Menina de nome e interior bonito. Uma grande amiga, irmã. E tem também um pouco de cunhada.Uma das poucas pessoas que me faz ficar até de madrugada na internet.
Inteligente, tem sempre um bom assunto pra conversar e bons argumentos para debater.
Gosta da horrível matemática, que já lhe rendeu alguns prêmios. E gosta também do Wallis, seu namorado, meu afilhado, que não lhe rendeu prêmio algum até o momento. (rsrs)

Bem, brincadeiras a parte.

Vamos ao post.

__________________________

"Amarás ao proximo como a ti mesmo"

Quantas vezes ouvimos a frase “Amarás teu próximo como a ti mesmo”, Mateus 22,39? Acredito que poucas vezes paramos para refleti-la.
Antes de colocar em prática esse mandamento de Deus que é bem semelhante ao primeiro, parece ser fácil, mas quando fazemos dele uma atitude, vemos que é mais difícil. Nessa reflexão vamos dividi-lo em duas partes.
A primeira parte é amar a ti mesmo “Amarás teu próximo como a ti mesmo”.

Você se ama inteiramente? Como é o seu amor? É um amor que Deus deseja para você ou é um amor ‘tanto faz’ só de palavras? Existe um amor de você com você mesmo ou existe auto-rejeição, insatisfação física e financeira, só reclamações?
Pode parecer estranho essas perguntas, mas elas nos fazem pensar, pois o amor vai muito além de simplesmente gostar. Esse amor não é um amor egoísta, que só faz pensar em si mesmo, em luxo, conforto, autoridade, poder, é um amor que entende como somos, sabendo que não somos perfeitos, mas somos únicos, especiais, e amados por Deus. É lindo tudo o que Ele fez e continua fazendo por nós... por VOCÊ!!!
Para contrariar esse sentimento, hoje o mundo fala o que você TEM QUE TER para ser feliz, constrói pensamentos que geram a ‘inteligência’ e a ‘consciência’ da sociedade moderna. Através da mídia você não vê o quanto está preso em padrões e estereótipos e se deixa levar por outros pensamentos que não são totalmente seus. Para você se sentir completo tem que ter tudo o que eles oferecem e fazer parte desses estereótipos e depois de possuí-los você é feliz, amável, amado, querido, mas quando você não atinge esses padrões gera a insatisfação, a auto-estima fica baixa e a infelicidade é certa. Esses sentimentos falam que você é incapaz de se amar, fazendo com que você viva numa fase superficial, com medo de se conhecer, com medo de descobrir algo que possa fazê-lo mais triste, mas você esquece que pode também descobrir as maravilhas que guarda dentro de você.
Essas mascaras que são colocadas é o que mais te afasta de Deus e de pessoas que te amam, traz solidão e impede de viver a vida como deve ser vivida, com liberdade e compromissos.

A segunda parte é amar teu próximo “Amarás teu próximo como a ti mesmo”.

Você ama seu próximo? Como é esse amor? É um amor que Deus oferece? Um amor que você deseja pra você mesmo ou um amor superficial? Um amor falso? Um amor interesseiro?
Sem a primeira parte não conseguimos cumprir a segunda e mesmo conseguindo entender e aplicar a primeira parte em nossa vida a segunda também é um pouco complicada. Falamos de amor, mas hoje também existem muitas formas de ‘AMAR’, é preciso definir qual amor nos referimos e o que falo é o amor que Deus deseja que nós tenhamos uns com os outros, um amor incondicional, verdadeiro, capaz de ajudar, entender, acolher.
O mais complicado é o fato que as pessoas não são como nós queremos e temos que aceita-las da forma que são, é o fato de gostarmos muito de alguém e esse alguém nos decepcionar ou magoar e termos que perdoar, é o fato de aprendermos a amar incondicionalmente, é difícil porque desde pequenos vemos o mundo dos interesses (quem é que nunca escutou: se ficar quietinho depois te dou isso... se for um menino bonzinho ganha um presente...???), tudo a base de troca, ou seja, se o meu próximo tem algo a me oferecer eu posso ama-lo, ajuda-lo ou ate mesmo ser amigo dele. É estranho assumir isso, mas às vezes sem querer pensamos assim "fulano fez comigo, porque não posso fazer?". Creio que o maior erro não é tentarmos amar, pois realmente é complicado amar alguém que não conhecemos completamente (afinal somos humanos), mas sim dizer que ama sem amar ou viver no pensamento fechado sem conhecer e fingir que vive bem sem tentar melhoras.

Reflita como anda esse sentimento que mora dentro de você, como esta realmente seus pensamentos, suas escolhas e atitudes.
Não deixem que as pessoas, a mídia ou o mundo fale como você deve viver ou ate mesmo se sentir, não deixe as decepções ou tristeza confundirem a sua cabeça com o verdadeiro amor... Você é amado e é capaz de se amar e de amar ao próximo. Jesus nunca disse que amar foi e é fácil, mas nos ensina que não há recompensa maior e sentimento melhor do que um amor verdadeiro e incondicional.
E uma dica: Quer um amor perfeito? Se lance nos braços de Deus, deixe ser conduzido por Ele, o Pai te convida a cada dia para ter uma nova experiência com Ele. Diga apenas "Sim, eu quero meu Senhor" e se lance.

Thaylane Gonçalves Castilho

0 Comentarios:

Postar um comentário

Comente esta postagem. Deixe sua opinião. Contribua!

Seguidores

 
^ Voltar ao Topo