“O Segredo” e o Segredo do Leproso


Às vezes fico impressionado como Deus me mostra certas coisas que em um outro momento não tinha percebido.
O que quero mostrar falando isto foi o que me aconteceu escutando na missa o evangelho da liturgia de ontem.


Na hora do evangelho, sempre fico pronto a ouvir algo novo, por mais que eu já tenha lido ou ouvido a passagem. Era a passagem em que Jesus cura um leproso, que está em Marcos 1,40-45. Já até escrevi sobre ela no blog.

O padre proclamava o evangelho normalmente e eu o escutava atento, até que uma frase dita pelo leproso me tocou. Lembrei de muitas coisas que já ouvi, sobre fé.

Lembrei especificamente sobre aquilo que falam ultimamente: “O Segredo”.

Muitos já devem saber, mas explicando a grosso modo, o livro “O Segredo”, traz uma ideologia de que “tudo aquilo que quero e acredito que vou conseguir, eu consigo”. Muitos católicos que conversei se confundiram sobre o assunto. Muitos deles que leram o livro levaram para o lado cristão, dizendo que o livro não fala nada mais do que Jesus falou “Pedi e recebereis”. Mas, não é verdade.

O livro nos ensina que somos auto-suficientes, que existe uma força dentro de nós capaz de atrair outras. O livro exclui Deus da história do homem. Tenta mostrar que não precisamos de Deus para conseguir nossas vitórias.

Poderia falar vários argumentos para refutar a ideologia deste livro. Mas, ontem vi que há 2 mil anos atrás um leproso, um excluído da sociedade, um pobre, um zé ninguém, já havia mostrado que o “O Segredo” é a mais pura bobagem que ensinam nos dias de hoje.

Diante de tantas crendices do livro, que tenta dizer que “se você quer você consegue sozinho”, “pensar coisas boas atrai coisas boas”, “pensar na cura, é curado”, mostro o que o leproso disse a Jesus: “Se queres, tens o poder de curar-me”.

Perceba bem o início da frase: “SE QUERES...”.

O Leproso, há 2 mil anos atrás desvendou o VERDADEIRO SEGREDO, que é aceitar a vontade de Deus. Temos que reconhecer o quanto somos pequenos diante de Deus e que não somos auto-suficientes, necessitamos da bondade de Deus para viver. A nossa oração não tem que ser uma ordem a Deus, ela tem que ser um canal que nos leva a conhecer e a aceitar a Sua vontade.

E se quisermos a cura, se quisermos coisas boas, se quisermos nossas vontades, antes temos que dizer: “SE QUERES, SENHOR”.

Ah! Só uma ultima perguntinha sobre o “O segredo”: Se fosse verdade essa ideologia, as crianças da África não teriam fome. Consegue achar pessoa com maior desejo de conseguir algo do que elas? Se fosse verdade, choveria pão lá, por causa do ardente desejo delas em comer.

Matheus Barbosa

Seguidores

 
^ Voltar ao Topo